Dia Internacional das Mulheres de 2020 terá como foco a igualdade de direitos.

Em 2020, o Dia das Mulheres terá como tema? "Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres?".

img
#AssistênciaSocial POR ALLUMAGE 06 DE MARÇO DE 2020

Em 2020, o Dia Internacional das Mulheres (8 de março) terá como tema "Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres".

O mote está alinhado com a nova campanha multigeracional da ONU Mulheres, Geração Igualdade, que marca o 25º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim.

Adotada em 1995 na 4ª Conferência Mundial sobre as Mulheres, a Plataforma de Ação de Pequim é reconhecida como o roteiro mais progressista para o empoderamento de mulheres e meninas no mundo.

O ano de 2020 é crucial para o avanço da igualdade de gênero em todo o mundo, pois a comunidade global fará um balanço dos progressos alcançados em relação aos direitos das mulheres desde a adoção da Plataforma de Ação de Pequim.

Também marcará vários outros momentos decisivos no movimento de igualdade de gênero: os cinco anos de adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; o 20º aniversário da resolução 1325 sobre Mulheres, Paz e Segurança do Conselho de Segurança da ONU; e o 10º aniversário de criação da ONU Mulheres.

O consenso global emergente é de que, apesar de alguns progressos, as mudanças reais têm sido lentas para a maioria das mulheres e meninas em todo o mundo. Hoje, nenhum país pode afirmar ter alcançado a igualdade de gênero. Vários obstáculos permanecem inalterados na lei e na cultura.

Mulheres e meninas continuam subvalorizadas; elas trabalham mais e ganham menos e têm menos opções; e experimentam múltiplas formas de violência em casa e em lugares públicos.

Além disso, há uma ameaça significativa de reversão de ganhos dos direitos das mulheres duramente conquistados.

O ano de 2020 representa uma oportunidade imperdível de mobilizar ações globais para alcançar a igualdade de gênero e os direitos humanos para todas as mulheres e meninas.

O Dia Internacional da Mulher 2020 será celebrado no Secretariado das Nações Unidas, em Nova Iorque, na sexta-feira, 6 de março de 2020, das 10h às 12h30.

O evento terá como objetivo reunir as próximas gerações de mulheres e meninas líderes e ativistas de igualdade de gênero com as pessoas defensoras e visionárias dos direitos das mulheres que foram fundamentais na criação da Plataforma de Ação de Pequim, há mais de duas décadas.

O encontro celebrará as pessoas de todas as idades e sexos que colaboraram para a mudança da realidade das mulheres, e discutirá como elas podem enfrentar coletivamente os assuntos inacabados de empoderar todas as mulheres e meninas nos próximos anos.

Fonte: https://nacoesunidas.org/dia-internacional-das-mulheres-de-2020-tera-como-foco-a-igualdade-de-direitos/

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito